quarta-feira, 8 de abril de 2009

Caminho para a Torre: cem minutos e contando


Eis meu novo projeto: "Caminho para a Torre" reunirá mais de 15 fotografias em preto e branco, formato 30 X 40, no Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul. A abertura será no dia 15/04, 19:30 - quem puder comparecer será muito bem-vindo!

O projeto é resultante de um caminho percorrido em cem minutos (tempo estimado pelo Google Maps para o percurso), o qual foi registrado em mais de cem fotografias. Essas foram, depois, tratadas digitalmente no Photoshop. É um trabalho performático, no sentido de que o "desenho" é realizado no espaço no momento da ação (será exposto o mapa do trajeto, a linha desenhada na superfície da Terra). Mas, ao mesmo tempo, é um trabalho de fotografia, pois sempre busco a beleza das imagens. Para um aproveitamento mais completo, é importante "ler" as imagens na ordem correta, conforme foram realizadas - cada foto tem um horário e um número sequencial.

Aos poucos, especialmente após o final da exposição, eu vou publicar aqui as imagens do projeto.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

A insustentável previsibilidade do dia - 500 min e contando

... e tudo se volta para as pessoas, os personagens. Ainda que prevaleçam ângulos do próprio autor, o fotógrafo, que vaidosamente vai registrando sua passagem pelo espaço, as imagens complementares são importantes - elas que quebram alguma possível monotonia temática. Título: "18h21min - pessoas".

Com esta fotografia encerro a publicação (que iniciou em 2007!) de todas as imagens do projeto "A insustentável previsibilidade do dia - 500 min e contando". Pois o dia e qualquer parte do tempo é imprevisível... passageiro. Mal nos damos conta e o que era "agora" já virou "ontem." Nada pode ser feito, a não ser estar o melhor possível em cada lugar, em cada momento. "A insustentável..." foi um projeto performático no sentido de ser um conjunto de registros de uma ação que aconteceu noutro lugar e noutro tempo. Mas se baseia na beleza estética das imagens fotográficas em preto e branco.

Espero que tenham gostado e que comentem!

... na próxima semana... novidades! Aguardem.

A insustentável previsibilidade do dia - 500 min e contando


São raros os registros de paisagens puras, sem a "Interferência" de figuras humanas - meu assunto preferido. Mas gosto das poucas imagens que tenho, como esta. O vazio do espaço é exermplarmente representado pelo branco. O que melhor para a vastidão? As linhas diagonais da composição dão um acabamento muito bonito e delicado. Título: "18h21min - paisagem".

A insustentável previsibilidade do dia - 500 min e contando


Outra imagem muito interessante, com belos contrastes e texturas. O corpo humano, visto por esse ângulo de perspectiva aérea, torna-se um totem gigante. Quanta presença e dinamismo pelo simples fato de ser ele ator e agente da ação. O título desta fotografia repete o anterior, "18h12min - pernas".

A insustentável previsibilidade do dia - 500 min e contando


E a jornada se aproxima do fim. O relógio registra a hora, "18h12min", e a iluminação ambiental, outrora farta, vai ficando escassa. Gosto das imagens com relógios, pois eles atestam, comprovam, nossa subserviência ao tempo, algoz do espaço e das coisas - no fim, passageiras.